🐚
〰️
🐚 〰️
Las Escuchadoras
🐚
〰️
🐚 〰️
Las Escuchadoras
Las Escuchadoras é uma rede em crescimento com mais de 20 mulheres latino-americanas — pesquisadoras, comunicadoras, jornalistas, ativistas e profissionais da sociedade civil — dedicadas a investigar e aplicar técnicas inovadoras de escuta social em ecossistemas midiáticos e digitais.
A rede busca se posicionar como uma comunidade de prática, formação, colaboração e intercâmbio para fortalecer as mulheres que trabalham com escuta digital na região, assim como inspirar e oferecer espaços de mentoria para aquelas que desejam desenvolver esta habilidade estratégica.
Nos unimos para compartilhar o acesso a dados e metodologias e para trabalhar em pesquisas conjuntas.
Por que
Las Escuchadoras?
Em um contexto global, onde plataformas como TikTok, Instagram, Spotify e Netflix se tornaram guardiãs das narrativas, dos conteúdos e das formas de confiança e pertencimento que fluem na internet, a capacidade de escutar em espaços digitais se tornou uma habilidade estratégica de alto valor. No entanto, este campo está concentrado nas mãos de homens, especialmente na América Latina. Eles não apenas dominam o acesso aos dados e ao conhecimento técnico para analisar conversas, algoritmos e audiências online, como também monopolizam a capacidade de melhorar os processos de tomada de decisões baseados nesta informação.
Por isso, acreditamos ser fundamental o surgimento de grupos e iniciativas de análise, participação e ação formadas por mulheres na região, que possam disputar as narrativas instauradas pelas plataformas, com conhecimento tanto técnico quanto reflexivo.
Recursos
Este documento reúne aprendizados, métodos e reflexões que nascemde duas fontes principais: um seminário metodológico realizado pela rede Las Escuchadoras – que reuniu em 2024 vinte mulheres que trabalham com pesquisa digital em sete países da América Latina – e três experiências de escuta digital comunitária realizadas em Medellín, Buenos Aires e São Paulo. Apresentamos como um guia em construção porque entendemos que este conhecimento faz parte de um processo que busca repensar como escutamos em espaços digitais e convidar outras Escuchadoras e organizações a se somarem a esta exploração.
Escuchadoras
-
Laura Rodríguez Salamanca 🇨🇴
Jornalista e fact-checker especializada em tecnologia e ecossistemas digitais. Integra As Lupas e trabalhou com Anistia Internacional, AFP e Colombiacheck.
-
Dany Fioravanti 🇧🇷
Comunicadora e especialista em políticas de cuidado com perspectiva de gênero. Atualmente é Gerente de Comunicação do Instituto Update.
-
Mariana Paterlini 🇦🇷
Licenciada em Letras e especialista em justiça ambiental e gênero. Faz parte do programa de mudança narrativa e futuros da LatFem.
-
Jen S. Aquino 🇬🇹
Contadora de histórias, crente nos feminismos emancipatórios e na possibilidade do bem viver.
-
Estefanía Labrín 🇨🇱
Jornalista e mestranda em Comunicação Digital Interativa. Trabalha na Fundação Interpreta na área de pesquisa.
-
Fernanda Bouzan 🇧🇷
Mestre em Antropologia pela UFRJ. Dedica-se a projetos que combinam escuta social e tecnologia.
-
Ayanne Almeida 🇧🇷
Cientista social, moderadora e pós-graduada em Ciência de dados e inteligência artificial. Atualmente coordena a área de Escuta Social na Quid.
-
-
Ana María Saavedra 🇨🇴
Comunicadora, diretora do Colombiacheck e facilitadora em jornalismo com visão de gênero e desinformação.
-
Laura Helena Castillo 🇻🇪
Jornalista, cofundadora do El Bus TV e membro do conselho editorial de Runrun.es. Desenvolve modelos de comunicação alternativos.
-
Lía Benitez 🇵🇾
Comunicadora social, atriz e produtora multitarefa. Desenha estratégias para OSCs de mulheres, juventudes, ruralidade e comunidade LGBTI.
-
Carolina Althaller 🇧🇷
Pesquisadora e comunicadora; dirige o Instituto Update, focado em gênero, diversidade e inovação política.
-
Maíra Berutti 🇧🇷
Comunicóloga, especialista em pesquisa para o desenvolvimento de estratégias de comunicação, codiretora executiva e responsável pelo núcleo de Inteligência da Quid.
-
Cristina Vélez Vieira 🇨🇴
Cientista política, especialista em tecnologia cívica e análise digital. Fellow em Stanford, líder em Puentes e na Karisma.
-
Claudia Lizardo 🇻🇪
Consultora de comunicação criativa e cofundadora do El Bus TV. Especialista em estratégias de conteúdo e campanhas em contextos sociais vulneráveis.
-
Ana Sofía Chamberlin 🇲🇽
Pesquisadora da Sociologia do Trabalho e classe social, passando necessariamente pela análise do trabalho doméstico remunerado.
Escuchadoras Madrinas
-
Mónica Roa 🇨🇴
Advogada colombiana e fundadora da Puentes, com 25 anos de atuação em direitos humanos, justiça de gênero e narrativa. Pioneira no litígio estratégico pelo direito ao aborto na América Latina.
-
Graciela Selaimen 🇧🇷
Jornalista e estrategista brasileira que promove narrativas, tecnologia e futuros pelo Instituto Toriba. Ex-diretora da Fundação Ford, atua por transformação social sustentável e inclusiva